Território e Territorialidades Estação-Nação
Origem do conceito
Território
O conceito de território foi formulado, originalmente, nos estudos de Botânica e Zoologia, no final do século XVIII. Referia-se à área de predomínio de uma determinada espécie, animal ou vegetal. Logo, território referia-se ao domínio de algum animal ou planta em uma área da superfície terrestre.
Conceito
na
Geografia
![]() |
Friedrich Ratzel (1844-1904) geógrafo e etnólogo alemão |
O conceito de território passou a
ser utilizado nos estudos geográficos no século XIX.
Para o geógrafo Friedrich Ratzel era um conceito central.
Segundo o mesmo, o território definia-se pela propriedade.
Portanto, o território era o espaço possuído e dominado por uma comunidade ou um Estado, e a função do Estado seria a defesa do território.
Território
O espaço transforma-se em território por meio da ação política e pelo exercício do poder, ou seja, por quem domina ou influencia e como exerce esse domínio ou influência. O território pode ser tratado juridicamente, sendo considerado base geográfica de um Estado que abrande tanto fenômenos físicos, como aqueles decorrentes da ação da sociedade. É um substrato legal, onde só o Estado referido pode exercer domínio.
É classicamente definido como sendo um espaço delimitado, tal delimitação se dá através de fronteiras, sendo elas definidas pelo homem ou pela natureza.
Porém, nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação de poder, podendo ocorrer tanto em elevada abrangência ( por exemplo o território de um país) quanto dos espaços menores ( como por exemplo, o dos traficantes de uma favela).
Territórios e Territorialidades
Território: É uma área delimitada do espaço geográfico, onde o Estado-Nação exerce a territorialidade e a soberania, onde o poder das autoridades de um governo válido.
Territorialidade
- Noção de Poder: Domínio ou influência dos vários agentes como políticos, econômicos e sociais, e a forma como moldam a organização do território.
- Ligada as relações sociais, econômicas, culturais, políticas e Simbólica/estratégicas.
- É a percepção que temos do poder exercido por um indivíduo ou um grupo, em dado espaço geográfico. É algo mais cultural do que físico. Em um mesmo território, podem ocorrer muitas territorialidades.
Nação
Nação significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de conexão entre si. Compartilhando muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros mais existentes.
Portanto, Nação é formada por pessoas que possuem pontos em comum, como por exemplo:
- Línguas
- Tradições
- Costumes
- Valores
Entre outros
A ideia de nação está geralmente associada ao sentimento e à consciência coletiva de valores e tradições não só históricas como também culturais, como língua, religião, costumes... bem como a um destino comum que confere a um grupo de pessoas um sentimento de identidade nacional.
Quando uma nação é organizada politicamente, exerce soberania sobre um território, é também um Estado-Nação
As Fronteiras
O Estado é soberano no território delimitado pelas fronteiras.
As fronteiras delimitam ou separam os lugares, territórios e paisagens, e podem ter um significado mais amplo do que simples linhas de separação entre países.
Dividem povos, separam nações e distanciam culturas. Essas barreiras imaginárias já foram cenários de batalhas sangrentas, em que pessoas lutavam com um único objetivo de ampliar o domínio geográfico de seus países
Daí a ideia das fronteiras serem conhecidas como linhas vermelhas. Ao entrar no território alheio pode ser uma "afronta"
Principais tipos de
Fronteiras
- Fronteiras Políticas: São elementos de separação de povos e culturas
- Efetivas: Limites territoriais reconhecidos internacionalmente, como por exemplo Brasil e Argentina
- Em litígio: limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo, como Venezuela e Guiana.
- Indefinida: Onde não foram demarcados limites fixos, exemplo: Arábia Saudita
- Fronteiras Econômicas ou geopolíticas: Entidades supranacionais (UE); Cortina de ferro; Globalização; Países do norte e países do sul; As novas imaginações: México-EUA, Marrocos e Espanha
- Fronteiras Naturais
- Faixas de transição
POR FIM RESUMINDO:
Território é uma construção:
- Militar
- Político
- Ideológica
Estado
- É uma instituição formada por três elementos
- Povo
- Território
- Soberania (governo)
- O Estado é uma parte da sociedade. É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade ao mesmo tempo que dela faz parte
- O estado-Nação é a entidade política soberana constituída por uma população que habita um centro território. Esta população constitui-se em um povo, na medida em que é formada por cidadãos com direitos iguais, que serve de base para existência do Estado-Nação
Comentários
Postar um comentário