Fuso Horários
Os fusos horários são as divisões feitas na terra com o objetivo de colocar as regiões do planeta de acordo com o tempo solar médio. Cada fuso horário foi demarcado a 15° da esfera, o que leva uma hora para que o planeta realize o movimento de rotação. Como o planeta demora 24 horar para realizar o movimento de rotação, foram demarcados 24 fusos horários com 15° de distância do outro.
Meridiano de Greenwich
O meridiano de Greenwich foi internacionalizado como a referência mundial para a padronização mundial dos horários, isso foi consolidado a partir de um acordo mundial acerca da hora e data adotada do mundo. As áreas que ficarem a leste do fuso horário inicial terá horários adiantados e as áreas que ficarem a oeste do fuso horário inicial terá horários atrasados.
Qualquer meridiano poderia ser o meridiano 0°, mais o Reino Unido só aceitaria o acordo caso se o fuso zero fosse em seu território, e graças a importância do Reino Unido no período, a exigência foi aceita, assim, todos os territórios do planeta estariam "adiantados ou atrasados" de acordo como meridiano de Greenwich
Fusos horários teóricos- Tem como base o meridiano de Greenwich, Somando continuamente 15° as longitudes do GMT, você consegue os outros fusos horários
Fusos horários práticos- As linhas que delimitam os fusos cruzam vias político-administrativas, os países acabaram fazendo ajustes nos fusos horários, assim fazendo os limites práticos desses fusos.
Linha internacional de data
A linha internacional de data é uma linha imaginária que atravessa o oceano pacífico, estabelecendo quando começa o próximo dia, essa linha se opõe ao meridiano de Greenwich. Não tem nenhum conceito científico para a escolha desse lugar, mas foi apenas convenção, por ser um dos pontos menos habitados do planeta, causado menos problemas.
Quando se chega na linha internacional de data, o que muda não é a hora, é a data, ou seja, quem atravessa de leste a oeste, volta de "hoje para ontem", e para quem atravessa do oeste para leste, vai de "hoje para amanha".
Calculo do fuso horário
Primeiramente, devemos delimitar a distância entre os dois pontos, Se for do mesmo hemisfério, subtraímos, se forem de hemisférios diferentes, somamos, vale ressaltar que os hemisférios usados no cálculo é o hemisfério ocidental e oriental, oeste e leste.
Depois, devemos achar a diferença em horas entre os pontos, como 1 fuso horário equivale a 15°, iremos dividir o valor encontrado por 15.
No terceiro passo, iremos ou somar ou subtrair a diferença, para isso, devemos saber as horas em um dos fusos, se estiver a direita, somaremos a diferença, se estiver a esquerda, subtraímos.
Horário de verão
O objetivo do horário de verão é a redução do consumo da energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamentos do relógio em uma hora.
Comentários
Postar um comentário