Cartografia, Escalas e Projeções
Escala cartográfica
A escala cartográfica é o elemento que estabelece uma proporção entre a distância real de um lugar e sua representação no mapa, as escalas podem ser numéricas ou gráficas
Numérica: Ela é representado por uma fração, onde o numerador é a distância no mapa e o denominador é á distância no mapa.
Gráfica: Ela é representada por um segmento de reta graduada, ela economiza tempo pois não precisa de cálculo.
Quanto maior o denominador, menor a escala, menor a riqueza de detalhes.
As fórmulas
D= Distância real de um terreno
d= Distância representada no mapa
E= Escala do mapa
Quando não se sabe a distância real de um terreno: D=E . d
Quando não se sabe a distância no mapa: d=D/E
Quando não se sabe a escala:: E=D/d
Redução e ampliação de mapas
O denominador da escala é o que indica o tamanho dela, quando é realizado uma redução ou ampliação em um mapa, a alteração é demonstrada na medição do mapa com a alteração do denominador da escala, assim:
Para reduzirmos uma escala, multiplicamos o denominador n° vezes
Ex: Reduzir uma escala de 1:1000 5 vezes, R= 1/5000
Para ampliarmos uma escala, dividimos o denominador n° vezes
Ex: Ampliar uma escala de 1/20000 4 vezes, R=1/5000
Projeções cartográficas
A projeção é uma técnica que consiste na representação de uma superfície(a Terra)numa superfície plana, como o mapa, ou seja, consiste em projetar a rede de paralelos e meridianos de uma esfera sobre um plano. Como uma esfera não pode ser planificada perfeitamente, todos os tipos de projeção tem uma deformação.
Tipos de projeções:
1. Cilíndrica
2. Cônica
3. Azimutal
Cilíndrica
Essa projeção representa melhor a região equatorial e deforma as regiões acima de 60°, A projeção mais conhecida desse tipo é a de Mercator, o intervalos entre os meridianos é constante e a escala é verdadeira no Equador.
Cônica
Nessa projeção, os meridianos são linhas retas e convergentes, e os paralelos são círculos concêntricos, ambos são separados por distâncias iguais, ela é mais utilizada para representar regiões de latitudes médias.
Azimutal
Nessa projeção, os meridianos são linhas retas divergentes e os paralelos são círculos concêntricos, as distorções aumentam a partir do ponto central e ela é preferível para representar as regiões polares
Projeções de Mercator de Arno Peters
Ambas são projeções cilíndricas, a de Mercator era a preferida entre os navegantes e tem uma visão eurocêntrica. A de Peters as formas dos paises ficam um pouco deformadas mas apresenta o tamanho real, critica a visão eurocêntrica.
Sensoriamento Remoto
O sensoriamento remoto consiste numa ciência e arte de receber informações sobre um objeto, fenômeno ou área pela analise dos dados obtidos sem que haja um contato em si com esse objeto, área ou fenômeno.
Geoprocessamento
O geoprocessamento é, um conjunto de tecnologias voltada ao espaço para a manipulação de informações espaciais, mediante o uso de sistemas específicos chamados Sistemas de Informações Geográficas, com objetivos específicos.
SIG: Se trata de um sistema computacional de suporte á decisão, que processa dados geográficos e com ênfase em análises e modelagens de superfícies.
GPS e novas tecnologias
No ano de 1978, os primeiros satélites de GPS NAVSTAR-GPS. A partir de 1980 o uso desse sistema foi aberto para o uso da sociedade civil, provocando uma difusão e desenvolvimento dessa tecnologia para várias aplicações
Comentários
Postar um comentário