Estrutura geológica
Formação da Terra
Existem algumas teorias sobre isso, algumas utilizam mais "provas", pois utilizam meios científicos que conseguem comprovar melhor, com fatos, objetos e vários materiais e argumentos que ajudam na comprovação, por isso se torna mais aceitável. Uma dessas teorias é sobre o Big Bang.
Big Bang e formação da terra
Segundo a ciência, o sistema solar existe há mais ou menos 4,6 bilhões de anos. No início só havia uma nuvem de gás e pó, no meio de um vazio, que então entraram em colapso, e a partir daí ouve uma grande explosão na qual gerou o surgimento dos planetas em torno do sol, assim também como a teoria do universo, a partir de uma grande explosão ouve a formação das galáxias, e assim o sistema solar/sistemas solares, etc.
O sistema solar é composto por 8 planetas, esses oito planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (já em ordem de aproximidade ao sol)
Nas divisões planetárias temos
Planetas tidos como rochosos: Mercúrio, Vênus Terra e Marte.
Planetas tidos como gasosos: Júpter, Saturno, Urano e Netuno.
A Terra primitiva
A terra, no início, nascendo da nuvem solar e dos meteoritos, não tinha forma regular, mas à proporção que atraiu mais matéria começou a tomar forma esférica. A atmosfera terrestre no começo/ no passado era bastante diferente de como está na atualidade, ela mudou bastante pelo fato de ter passado por várias transformações, todas devido a mudanças das dinâmicas naturais que ocorreram na atmosfera da Terra. No passado, a Terra tinha uma atmosfera densa com gases internos dela. Ainda não existia a vida.
1° Uma enorme massa pastosa incandescente que ao longo do tempo foi se resfriando, desprendendo gases e vapores.
2° Uma parte desses vapores, que deveria ser o vapor de água, à medida que se afastava daquela massa incandescente, resfriava-se e se transformava em água liquida, caindo em forma de chuva.
3° Assim esse processo se repetindo inúmeras vezes, a superfície da Terra foi se esfriando lentamente e grandes quantidades de água foram se acumulando
4° Os continentes, os oceanos e a composição da atmosfera mudaram pra Terra ser o que é hoje
Fases da Formação da Terra
• Há 4 bilhões de anos: Primeiras proteínas reprodutivas
• 3,8 bilhões de anos: Estabiliza-se a Crosta Terrestre.
• Há 1,8 a 1,3 bilhões de anos: Surgimento do oxigênio.
• Há 20 milhões de anos: Formação da atmosfera "atual"
• Há 5 milhões de anos: Surge o ramo evolutivo do homem.
Estrutura da Terra
A sísmica mostra, através do estudo da velocidade das ondas geradas pelos sismos que a Terra pode ser considerada como constituída por 4 esferas encaixadas, cada uma com composição diferentes:
Crosta(camada superficial sólida e rígida da Terra): A Temperatura dessa camada é de 1300°C, tem 120km, e é composta por:
-Crosta Continental: (granito - rocha típica de continente com uma densidade de 2.7 a 2.9, com uma espessura que chega no máximo a 120km e no seu normal que e 30km)
-Crosta Oceânica: (basalto - rocha característica do fundo oceânico com uma densidade de 3.2, com uma espessura que chega no máximo a 14km e no seu normal que e 7km).
Astenosfera(Área de transição entre o manto superior e a crosta): Tem temperatura de 800°C a até 1300°C, ela varia de sólida para viscosa, é nela que se encontra a câmara magmática.
Manto(Mesosfera ou camada intermediária): A temperatura dessa camada é de 4.800°C, e tem espessura de mais ou menos 3000km. Tanto o manto externo como o interno são sólidos.
Núcleo: Tem uma temperatura de 6000°C,e profundidade de 3000km a até 6300km, o núcleo externo é liquido e o núcleo interno é sólido, é constituído de ferro e níquel.
Rochas
Rocha é toda massa de um ou mais minerais que entra na constituição da crosta terrestre.
Tipos de rochas:
° Rochas magmáticas
° Rochas Sedimentares
° Rochas Metamórficas
Rochas magmáticas:
São rochas de formação muito antiga, que surgiram do processo de resfriamento natural do magma. Ao se resfriar, esse tipo de rocha formam cristais, aglutinado os minerais em formas geométricas bem definidas.
Elas se dividem em dois grupos: intrusivas ou plutônicas, extrusivas ou vulcânicas.
-Intrusivas ou plutônicas: Elas são originadas pelo lento resfriamento do magma no interior da crosta, esse tipo de rocha formam cristais grandes o bastante para serem reconhecidos facilmente, tipo o granito
-Extrusivas ou vulcânicas: Elas são originadas pelo rápido resfriamento do magma no exterior da crosta, após ser expelido pelos vulcões. Nesse tipo de rocha, os cristais são microscópicos, imperceptíveis ao olho nu, tipo o basalto
Para se identificar o mineral, tem que prestar atenção nas propriedades como a cor, a dureza, o tipo de cristal que ele forma, o brilho, a transparência, entre outros. O granito pode ser identificado por 3 tipos de minerais, o quartzo, o Feldspato e a Mica.
O vidro é um quartzo fundido.
Para fazer o vidro, primeiro se aquece a areia, que é principalmente formada de quartzo, que então é derretida em fornos de alta temperatura. Para facilitar a fusão (derretimento), é adicionado cal e outros produtos na areia, que depois de derretida é moldada. O quartzo também é utilizado em outras coisas como fabricação de lentes de contato, microscópios, televisores, equipamentos eletrônicos e relógios.
Rochas sedimentares
Elas são formadas a partir da acumulação de detritos ou sedimentos vindos da degradação de outras rochas e da acumulação ou depósitos de restos de seres vivos. Quase sempre se apresentam em camadas sobrepostas, ou estratos
A chuva, o vento, os agentes biológicos e as variações de temperatura desgastam as rochas, formando fragmentos, esse processo é chamado de intemperismo.
Rochas sedimentares são divididas em três grupos: Detríticas, químicas e orgânicas.
Detrítica- São originadas do acúmulo de restos ou detritos de outras rochas, como o arenito, um argilito formado dos grãos de areia.
Química- Ela é constituída de sedimentos que sofreram transformações através de alguma reação química, como o sal-gema.
Os saís mais comuns da natureza são o marinho e o de rocha, conhecido com sal-gema
Orgânica- Surgem da decomposição de restos dos seres vivos, como o carvão mineral, que se origina de antigas áreas florestais soterradas.
O calcário pode ser formado pelo acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos, todos eles ricos em carbonato de cálcio, também pode se formar pelo depósito de cálcio de água.
Rochas metamórficas
São rochas que se originam das transformações, ou metamorfoses, que ocorreram em outras rochas, tanto ígneas(magmáticas) como sedimentares, que foram submetidas à altas temperaturas e pressões.
As rochas não necessariamente mudam suas composições, somente alterando sua forma e estrutura.
-Gnaisse, que deriva da metamorfose do granito
-Quartzito- que deriva da metamorfose do arenito
-Mármore- que deriva da metamorfose do calcário
Rocha
Rocha é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando unidos.
Minerais são elementos que ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, cristalizados e são formados de maneira natural por meio de processos geológicos.
Minério é apenas utilizado quando o mineral ou a rocha apresenta uma importância econômica. Um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para a extração.
Metal são elementos retirados de alguns minérios encontrados em rochas e no solo.
Estrutura Geológica
Escudos cristalinos: Correspondem aos terrenos mais antigos de formação pré-cambriana com rochas cristalinas(magmáticas e metamórficas). Nessas áreas são encontradas jazidas de minerais metálicos , tais como: ferro, ouro, manganês, cobre, etc...
Bacias sedimentares: É o resultado da acumulação dos sedimentos vindos do desgaste das rochas de outras estruturas, principalmente dos maciços antigos. Nelas podemos encontrar recursos energéticos, tais como: carvão, petróleo, urânio, etc.
Dobramentos modernos: São terrenos de formação recente. Elas formam as grandes cadeias de montanhas como os Andes, Alpes e Himalaia, teve início do período terciário, não ocorreu no Brasil.
Comentários
Postar um comentário